Nada acabará, nada ainda começou - Galeria do lago/ Museu da República [RJ, 2015]

by - julho 14, 2017



Nada acabará, nada ainda começou – Raul Leal
Curadoria: Isabel Sanson Portella

O artista Raul Leal recebeu o Prêmio Viva o Talento da Prefeitura do Rio de Janeiro com a exposição Nada acabará, nada ainda começou que vai acontecer no Centro de Referência da Música Artur da Távola na Tijuca. O artista utiliza na exposição material ligado a eventos ocorridos no Palácio do Catete e no país, relacionados à música. Tendo a figura de Nair de Teffé como fio condutor são apresentados trabalhos em pintura, texto e vídeo formando uma instalação que ocupa todo o espaço da galeria do Centro Cultural. 


Em 26 de outubro de 1914 a então primeira-dama do Brasil, Nair de Teffé, organizou uma recepção nos salões do palácio do Catete onde foram executadas obras de compositores populares brasileiros, culminando com a apresentação do Corta-Jaca, maxixe da compositora Chiquinha Gonzaga. A repercussão foi a pior possível, abalando ainda mais a pouca popularidade do presidente Hermes da Fonseca.

Ruy Barbosa declarou que nosso governo estava prestando as mesmas honras que merecia a música de Wagner às expressões mais chulas da nossa cultura, o mesmo Wagner que execrou a música de outros compositores que não aderiam ao seu credo musical, condenando-os à clandestinidade e a um preconceito sobre suas obras que durou décadas.

 

Na exposição é apresentada uma grande colagem de imagens que conecta passado e presente e nos faz refletir sobre os processos de aceitação e exclusão das manifestações culturais.

Sobre Raul Leal: Artista visual radicado no Rio de Janeiro. Participou de diversas exposições individuais e coletivas em instituições como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de artes de Blumenau e Museu de Arte de Ribeirão Preto. Recebeu prêmios em diversos salões de arte e tem trabalhos em importantes coleções.


Galeria do Lago (Museu da República) | Rua do Catete, 153 - Catete 
Exposição: de 23 de maio a 28 de junho de 2015
https://www.facebook.com/nadacabara/

Com curadoria de Isabel Sanson Portella, a mostra apresenta uma relação entre a memória musical do Palácio do Catete e as artes visuais.

You May Also Like

0 comentários