Contraluz - Amarelonegro Arte Contemporânea [RJ, 2009]
A técnica utilizada por Raul nas pinturas começa com a fotografia. Ele utiliza fotos do cotidiano da cidade, manipula digitalmente removendo os elementos que considera excessivos e tira dessa imagem digital a ideia para a obra. Já as gravuras são concebidas pelo processo contrário. A pintura é fotografada e trabalhada de modo a deixar o mínimo de informação possível. A gravura é justamente a impressão dessa foto depois de modificada.
“Na pintura de Raul Leal, o espaço é luminoso como a solidão na cidade. Como trechos de um filme exibidos quadro a quadro, cada imagem sugere uma seqüência temporal. Homens e mulheres aparecem de passagem, cortando paisagens urbanas das quais restam apenas poucos elementos. Em ‘Circunstâncias’, diante do infinito aberto no horizonte, a imagem retém apenas silhuetas que, contra o branco do papel, marcam o foco do artista-observador. Um caminhante segue para fora do enquadramento da imagem. Na seqüência, traves de futebol, estacas e bancos contracenam com figuras reduzidas pela luminosidade a fantasmas em negativo, ecos da presença de corpos no vazio. Um olhar posicionado à distância observa a coexistência dos objetos, das árvores e de alguém que passa sem perceber que está sendo observado. No brilhante vácuo que se abre entre a silhueta de uma árvore e um corpo entrevisto na contraluz, o isolamento parece natural e incômodo”, afirma a crítica Luiza Interlenghi.
Amarelonegro Arte Contemporânea
Rua Visconde de Pirajá, nº 111, Loja 2 - Ipanema, Rio de Janeiro
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